Segunda, 23 de Maio de 2022
Geral Piauí

Parceira da Cendrogas completa 15 anos de realizações de prevenção às drogas na Santa Maria da Codipi

A APEC conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Cendrogas, para a realização do projeto "Sem Drogas, Sem Dor", que tem como objetivo a prevenção às drogas e a violência

13/05/2022 às 19h16
Por: Edimilson Camilo Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Associação Palotina para Educação e Cidadania (Apec) celebrou, nessa quinta-feira (12), os 15 anos de realizações na área de prevenção ao uso e abuso de drogas na região do bairro Santa Maria da Codipi em Teresina.

Em 2004, um grupo de freiras e mulheres da comunidade iniciou a realização de encontros mensais, envolvendo a participação de adolescentes e jovens,tendo a colaboração de mulheres da própria comunidade. Na época, a iniciativa foi batizada de Jovens do Amanhã (Joama), e no ano de 2007, com a expansão dos projetos, nasceu a Apec, como conta uma das fundadoras da entidade, Irmã Maria Avani Sousa.

“Tudo iniciou pela espiritualidade da Congregação das Irmãs Palotina que mensalmente se reuniu para a leitura do Evangelho e fazia uma reflexão de como vivia a região da Santa Maria da Codipi, pois existiam muitos jovens, inclusive usuários, que ficavam nas praças. Mediante essa realidade, nós questionávamos sobre o que poderia ser feito para mudar essa situação”, explicou a Irmã Avani.

Parceira da Cendrogas completa 15 anos de realizações de prevenção às drogas na Santa Maria da Codipi
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“A nossa maior felicidade é ver muitos jovens capacitados, hoje profissionais que, inclusive, já são colaboradores da associação, e com isso estão ajudando outros a assumirem seu compromisso com a vida e com a cidadania. É também uma grande alegria perceber quantos saíram da situação de vulnerabilidade e hoje são protagonistas da sua própria história, caminhada e profissionalização”, completa.

Uma das jovens beneficiadas pela entidade é Marilene Silva que, por meio da sua participação em atividades oferecidas pela Associação, teve a vida transformada.

“É muito gratificante participar dos projetos porque os educadores ensinam para a vida. Eles não se limitam a ensinar só a convivência com os outros jovens. Lembro bem de uma vez em que foi falado sobre a saúde mental, e nos ensinaram como cuidar da mente e do corpo. Após isso, passei por um momento difícil, onde pratiquei os ensinamentos e ficou mais fácil para poder superar aquela situação. Aprendemos que a vida vale a pena ser vivida”, disse Marilene.

Desde 2017, a instituição conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (Cendrogas-PI), para a realização do projeto “Sem Drogas, Sem Dor”, que tem como objetivo a prevenção às drogas e à violência. Os encontros do projeto são realizados de segunda à sexta, das 13h30 às 17h, com momentos de espiritualidade, oficinas de informática, relações humanas e integração, com atividades de grafite, dança, arte e pintura, atividades recreativas, leitura e produção de texto, visitas domiciliares, reunião com as famílias, realização de eventos culturais e esportivos, e tem a participação de 80 beneficiários.

Parceira da Cendrogas completa 15 anos de realizações de prevenção às drogas na Santa Maria da Codipi
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“A parceria com a Cendrogas está sendo de extrema importância, pois aumentaram as nossas atividades na prevenção de crianças, adolescentes e jovens com o envolvimento das suas famílias. Percebemos muitos frutos, como é o caso da diminuição da violência na região”, agradeceu Bento Alves, responsável técnico da Apec.

Durante a festa de comemoração, foi realizada a entrega de troféus para parceiros que contribuíram ao longo dos 15 anos. Na oportunidade, a psicóloga Amanda Probo representou a Coordenadoria.

Parceira da Cendrogas completa 15 anos de realizações de prevenção às drogas na Santa Maria da Codipi
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Parabenizamos a Apec pelos 15 anos de fundação. Essa importante parceira faz um excelente trabalho voltado principalmente às políticas sobre drogas, sempre levando atividades para que os jovens possam ser afastados da vulnerabilidade social voltada à questão da dependência química”, pontuou Sâmio Falcão, coordenador geral da Cendrogas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias