Segunda, 23 de Maio de 2022
Ciência CIÊNCIA

João Pessoa oferece observação pública para Eclipse lunar total

O fenômeno está previsto para acontecer entre o fim da noite do próximo domingo (15) e a madrugada da segunda-feira (16 ); O estado também é sede do único radiotelescópio do país, BINGO

14/05/2022 às 15h16
Por: Oxente Nordeste Fonte: ASCOM
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Durante a noite do próximo domingo (15) até a madrugada de segunda-feira (16) os paraibanos poderão visualizar de perto o eclipse total da lua. Isso porque a capital, João Pessoa, disponibilizará observação pública por meio de telescópios na Estação Cabo Branco, presente na capital e também em Taperoá, no Cariri, na Praça da Sede da Filarmônica Municipal. 

A previsão de duração do evento é de cerca de 5 horas, iniciando no domingo, por volta das 22h30, e terminando às 3h50 da madrugada de segunda-feira.

O eclipse lunar total acontece no momento em que a visualização da lua é escondida totalmente pela sombra da Terra. Isso acontece quando o sol, a Terra e a lua se alinham. Assim, a Terra cobre por completo a lua, o que causa o fenômeno, deixando a lua de coloração avermelhada.

‘Diamante do Sertão’: Paraíba também é sede de observação de outro fenômeno astronômico  

Instalado na Serra do Urubu, no município de Aguiar, a 257 km da capital da Paraíba, está sendo instalado o primeiro radiotelescópio brasileiro, batizado de BINGO (Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations), conhecido como Diamante do Sertão.

Com ele, o Brasil poderá contribuir mais ativamente com descobertas e observação do céu, por meio de observações do fenômeno pouco conhecido chamado matéria escura, assim como ondas de bárions e outros fenômenos.

O radiotelescópio tem previsão para iniciar as primeiras observações ainda este ano, a partir do segundo semestre. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias